segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


"Deus odeia a injustiça, o ritualismo, e deleita-se em perdoar" (Miquéias).


Vendo os noticiários sobre (mais um caso) de delito de um político- Edmar Batista Moreira, resolví comentar sobre o assunto à partir do seu fabuloso castelo.

O castelo é do tamanho de um palácio medieval, fica em Minas Gerais. Diz que é maior que o Castelo de Neuschwansteen, nos Alpes da Baviera, que inspirou o castelo da Cinderela de Wal Disney. Possui 32 suítes, 18 salas, 8 torres, 275 janelas, 1 piscina com cascata, fontes e espelhos d'água.
Estima-se que em doze anos de obras, a construção tinha consumido 10 milhões de reais. O castelo serve agora de casa de campo para o casal para passar o fim de semana.
Em 1993, o então presidente da república, Itamar Franco, esteve lá.
O 'caríssimo' deputado Edmar Moreira, é empresário e Produtor Rural (está na 'ficha' dele), Ex-Capitão da ...ai...da Polícia. Foi afastado da mesma por abuso de autoridade.
O ex-capitão não paga o FGTS de seus empregados e sonega imposto , ai se um dono de uma lojinha não pagar imposto, nem sei que acontece...vocês sabem? Bom, ele sonega imposto de renda, INSS e ISS, e que também que suas empresas (na área a de segurança) mantêm um endereço de fachada no interior de São Paulo, para escapar da tributação da prefeitura paulistana.
Tem dois mandatos como deputado federal, o primeiro pelo PRN de Fernando Collor, e o segundo pelo PPB de Paulo Maluf.
É autor de dois projetos que se fossem aprovados, poderiam trazer benefícios para seus negócios.
Há dez anos apresentou um projeto de lei que autoriza o setor privado a prestar serviço de ..adivinhem...segurança penitenciária. Hum...
Também, dizem que o castelo foi montado, ops, construído para ser transformado em um bem (agora sim) montado cassino assim que o jogo fosse legalizado no Brasil, durante o governo ..de quem? De Fernando Collor.
Tanto é que as obras tiveram início no final dos anos 80 e avançaram pelo início dos 90, justamente quando haiva no governo, e no Congresso intenso debate sobre a legalização dos jogos no país.
Aconteceu que acabou ficando com o castelo como um 'elefante branco' ou mico nas mãos.
Afinal não se vê por aí castelos...ah eu vou construir um castelo...normal assim não é?
Agora parece...parece...que pos o tal castelo à venda. Mas não falou que repassou para os filhos?
Já como corregedor da Casa, Edmar Moreira se opôs à posição do partido, já no primeiro dia de trabalho, ao defender o fim dos julgamentos dos pedidos de cassação envolvendo os deputados.
Aí se pergunta: Quem é o Estado?
O Estado somos nós- os três poderes formais, o Ministéro Público, a Imprensa, seus eleitores, a sociedde que se manifesta e vota.
Hum....tá.
Vemos que a crise não é tão somente econômica/financeira mundial, mas também política. A famosa frase:" O Estado sou eu"- do Rei Sol, Luís XIV, foi pelo visto nos dias de 'hoje', para: Eu sou a lei, eu sou o Estado, o Estado sou eu.
Porque os políticos fazem e desfazem como querem de tudo, viram milionários da noite para o dia...sonegam e nada lhes acontece..ninguém dos seus colegas enxerga nada, todos são surdos e mudos...apenas no máximo os afastam do cargo...ou renuncia..mas que adianta?
Ninguém em sã consciência tem vontade mais de sair para votar...alguns tem que pagar passagem ainda por cima, e muitos nem tal soma tem para isso, porque está tudo já contabilizado- o dinheiro/passe -para ida e vinda do trabalho. Mas para quem é dono de castelo, mansões, iates, apartamentos no exterior, duplex em bairros chiques, nobres de uma metrópole, carros caríssimos, roupas de estilistas famosos, jantar todos os dias em restaurantes famosos, empregados ou criados, de acordo com a magnitude da pessoa..e enfim..etc..
Porque votar em quem?
E a Abin? Agência Brasileira de Inteligência? Deveria ser de confiança, suas informações secretas, sigilosas, portanto deveria ter respeito, mas aí ficamos sabendo que algumas informações secretas, são vendidas, ah não...são vazadas para algum ...político. Esse político pode ser aquele senhor de aparência tão confiável que assistimos sempre na telinha...confiamos nele, e foi até presidente da República.
Na verdade somos tratados como meros objetos em suas mãos, para enriquecerem.
Sendo que deveriam nos defender, proteger...
"Os profetas da Bíblia dizem que a integridade de uma sociedade não é medida por seu poder ou saúde, mas sim pelo modo como trata seus membros mais vulneráveis.
Se analisado pelo padrão imposto pelos profetas, como seu país seria visto?"
Em Miquéias capítulo 2 :
1. "Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder de sua mão!"
2. E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam, assim fazem violência a uma homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança".
3. "Portanto, assim diz o Senhor: Eis que projeto um mal contra esta geração, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau".
Capítulo 3:
1. Mas disse eu: Ouvi agora vós, chefes de Jacó,e vós, príncipes da casa de Israel: não é a vós que pertence saber o direito?
2. A vós que aborreceis o bem e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles e a sua carne de cima dos seus ossos.
3. e que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como a carne do meio do caldeirão.
Essas palavras servem para todos os governantes, líderes de todas as nações, pobres, emergentes, ricas....tanto faz, pos o dever de todos é de governar para o povo, e não para si mesmos como um bando de egocêntricos, como se fossem eternos . Mas como as nuvens passam, assim passará cada um.
Então me disse: A maldade da casa de Israel e de Júdá é grandíssima, e a terra se encheu de sangue.
e a cidade se encheu de perversidade, e eles dizem: O Senhor deixou a terra; o Senhor não vê. (Ez. 9.9).
Pois também, quanto a mim, não poupará o meu olho nem me compadecerei, sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho. (Ez. 9.10).

Nenhum comentário: